Kiwana - Ofertas imperdíveis com até 90% de desconto

Atendimento on-line Cadastre-se Acesse a sua conta

Convide um amigo e economize. Saiba como.


Você está em:

Home

-

O que é Sublimção

O que é Sublimção

Sobre Sublimação

O que é Sublimação?

Para quem ainda lembra as aulas de qui­mica vai recordar das aulas de mudanças de fase da matéria como condensação, solidificação, liquefação e sublimação.  Mas vamos ao que nos interessa: sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem que passe pelo estado liquido.  Como por exemplo, a naftalina, que se evapora diretamente de seu estado solido. Na estampa sublimatica, bastante utilizada na confeccão de foto produtos, acontece o mesmo processo. A tinta para ssublimação que está no papel transfer em seu estado sólido entra em contato com o tecido ou superfície do foto produto e através de calor e pressão que evapora penetrando nas fibras do tecido, ou demais superficies. Para ser mais claro veja essas imagens:

sublimação

 

Como vemos nesta imagem, temos o papel transfer (Sublimático), a camada de tinta e a superfí­cie do foto-produto (neste caso usei um tecido como exemplo) o material a ser estampado deve ser poliéster pois sua absorvição alta para esse pigmento obtendo-se melhores resultados.

Pigmentação por sublimação

 

Quando expostos a altas temperaturas a tina sublimática (como já diz o nome) ela sublima, ou seja, ela passa de seu estado sólido diretamente para o gasoso, e se estiver em contato com alguma superfí­cie que absorva essa tinta (caso do foto produto), o vapor irá penetrar nas fibras de poliester da camiseta ou na resina de poliester que está¡ presente nos pratos e nas canecas personalizaveis tingindo essas superficies.

Foto produto sublimado

 

Resumindo tudo: A tinta que estava no papel evaporou e migrou para as fibras ou resina de poliester presente nos foto produtos, que voltou ao seu estado sólido quando em contato com essas superfi­cies!

 


Carregando...

Subir ao topo